quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Planejamento detalhado de aulas simuladas



_AULA SIMULADA - 2º SEMESTRE

1. Identificação

Série: 7ª Série do Ensino Fundamental
Tema da aula: Estudo do Meio – Localização e percepção espacial


2. Objetivos

Com base na apresentação de alguns conceitos e discussões pertinentes ao assunto, o objetivo da aula é fazer com que os alunos saibam se orientar através de mapas, utilizar instrumentos de orientação (no caso, a bússola) e analisar o espaço à sua volta com um olhar crítico.

3. Conteúdos e conceitos a serem trabalhados

Por tratar-se de uma aula prática, partiu-se do pressuposto que os conteúdos teóricos já teriam sido dados na aula anterior, no qual o professor apenas se encarregaria de apresentar a bússola aos alunos, explicando-lhes como usá-la.

4. Procedimento / Metodologia

Partindo do pressuposto que os alunos já tenham tido uma explicação teórica sobre o assunto, busca-se através da entrega de algumas imagens de satélite (retiradas do Google Earth), que cada grupo localize-se no mesmo e anote a trajetória que irão fazer no roteiro pré-estabelecido pelo professor, no trabalho de campo. Após situarem a região ‘norte’ no mapa e saberem do roteiro a ser seguido por cada grupo, os alunos devem anotar alguns elementos positivos e negativos vistos durante o trajeto, além de apontar possíveis sugestões para solucionar os aspectos negativos encontrados por eles. Esse trajeto deverá ser realizado em aproximadamente 20 minutos e em seguida o professor coleta os dados anotando-os na lousa para discuti-los na sala.


Passo-a-passo



1° Passo

_Introdução


Tendo como base o texto de Sandra T. Malysz "Estágio em parceria universidade-educação básica", com enfoque no capítulo "Estudo do Meio", desenvolvemos a atividade "Estudo do Meio - Localização e percepção espacial".
Diante da importância que existe em conseguirmos nos orientar no espaço em que estamos, acreditamos que este trabalho é de relevância para os alunos. Além disso, analisar o que está ao nosso redor com um olhar crítico sobre ele, também se torna fundamental, para que possamos fomentar em cada um de nós a busca de informações, soluções e até mesmo contestar aquilo que for de interesse.
Aplicando essa idéia na sala de aula, buscamos familiarizar o aluno com o ambiente à sua volta, na tentativa de criar um novo olhar sobre ele.


2º Passo:

_Desenvolvimento

Relacionar o conteúdo teórico dado anteriormente com a atividade prática oferecida.
Em seguida, distribuir uma bússola por grupo, juntamente com um mapa ou imagem (aérea/via satélite) para que ambos possam se localizar. Sendo assim, os alunos deverão indicar a região 'norte' neste mapa.
Em seguida o professor deverá estipular um roteiro para cada grupo e solicitar que estes marquem no mapa o trajeto seguido, e também, anotar alguns aspectos positivos, negativos e possíveis soluções para aquilo que puder ser melhorado, ao observarem este percurso.
Após estipular um tempo para isso, o professor deverá se reunir com os alunos e discutir com eles o que foi observado e comentar sobre as devidas anotações, mostrando a importância do olhar crítico sobre o meio em que vivemos. Para isso, o ideal é que o professor anote no quadro negro o que cada grupo observou, para facilitar a dinâmica realizada.
A atividade deverá ser finalizada após esse debate.

_Objetivos

. Aprender a usar a bússola
. Saber se orientar através de mapas (ou outra representação espacial)
. Aguçar o olhar crítico
. Familiarização com o meio
. Promover o espírito renovador

_Materiais

. Quadro negro e giz
. Mapa (ou outra representação gráfica do meio a ser percorrido)
. Bússola
. Caneta ou lápis
. Cronômetro ou relógio

_Conclusão

Concluir a atividade mostrando o grau de importância que é saber nos localizar no meio em que estamos, além da necessidade de lançarmos um olhar crítico sobre ele, para que possamos identificar o que há de bom e quais são os problemas encontrados e que muitas vezes passam despercebidos por nós, juntamente com a noção de que como cidadãos podemos cobrar e colaborar para as devidas melhorias do local afetado.
José William Vesentini, diz que:

Um ensino crítico da geografia não se limita a uma renovação do conteúdo – com a incorporação de novos temas/problemas, normalmente ligados às lutas sociais: relações de gênero, ênfase na participação do cidadão/morador e não no planejamento, compreensões das desigualdades e das exclusões, dos direitos sócias (inclusive os do consumidor), da questão ambiental e das lutas ecológicas etc. Ela também implica valorizar determinadas atitudes – combate aos preconceitos: ênfase ética, no respeito aos direitos alheios e às diferenças: sociabilidade e inteligência emocional – e habilidades: raciocínio, aplicação/ elaboração de conceitos, capacidade de observação e de critica etc. (VESENTINI, 2004)



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MALYSZ, S. T Estágio em parceria universidade-educação básica.

VESENTINI, José William. Realidades e perspectivas do ensino de Geografia no Brasil. ___In:VESENTINI, José William (Org.). O ensino de Geografia no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2004. p. 219-248

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